A prefeita de Barretos, Paula Lemos, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta segunda-feira, dia 24 de maio/21, para chamar à responsabilidade todos barretenses. É preciso evitar os comportamentos de risco que possam aumentar a transmissão do novo Coronavírus.
O que se tem visto em Barretos é que o índice de isolamento tem permanecido em 38%, independentemente se o comércio está aberto ou fechado. Assim, com base em dados científicos, para a prefeita Paula, a redução nos casos de Covid-19 passa muito mais pela conscientização do barretense do que por uma medida restritiva que feche novamente lojas, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais.
“Fechar o comércio, a academia e o bar não resolve. Nós temos que ter empatia com o próximo. O abre e fecha não tem dado resultado. O que estamos pedindo é para todos nós evitemos adotar comportamentos de risco, evitando aglomerações, ficando em casa o máximo possível, usando álcool em gel e máscara. Só assim poderemos vencer essa pandemia”, afirmou a prefeita.

Novo decreto
A Prefeitura de Barretos emite nesta segunda-feira, dia 24, um novo decreto que restringe o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Será uma redução na capacidade de atendimento, mas não haverá fechamento por enquanto.
Esse decreto também vai incentivar e regulamentar as denúncias feitas pelos cidadãos em casos de descumprimento do decreto. “Não há milagre. O que existe é o compromisso de todos”, pontua a prefeita.

Não faltou atendimento
Outro ponto importante destacado pela prefeita e pelo secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, foi que, embora tenha divulgado um comunicado afirmando que não atenderia mais pacientes, a Santa Casa de Barretos, em nenhum momento, deixou qualquer paciente sem o atendimento.
Paula destacou ainda que, pelo esforço da sua gestão, conseguiu-se a manutenção até 30 de junho dos leitos no Hospital Nossa Senhora após o aumento do valor pago por cada um dos leitos. “Estamos trabalhando aqui incansavelmente, de domingo a domingo, mas só melhoraremos essa situação se vocês estiverem conosco”, enfatizou a prefeita.